terça-feira, 21 de agosto de 2012

Coelho


Cuidando do Seu Coelhinho


 Veja os principais cuidados que um coelho requer

Passo a passo:


1. Alimente-o com ração peletizada, própria para coelhos. Complemente-a com beterraba, rabanete, couve-flor e chicória. Evite alface, pois pode provocar diarréia.

2. Abrigue-o em uma gaiola de 80 cm de comprimento por 50 cm de largura e 35 cm de altura. Essa gaiola dá para um coelho grande ou para dois de tamanho médio. Escolha as gaiolas de metal pela facilidade de limpeza e as que têm grade como piso e bandejas abaixo para forrar com jornal e impedir que o animal tenha contato com suas fezes.

3. Coloque na gaiola tigelas para água e comida de cerâmica. Lave todos os dias os potes, não esquecendo de secá-los bem. De quinze em quinze dias, desinfete as hastes de metal da gaiola com o produto adequado vendido em pet shops.

4. Não molhe ou dê banho no seu coelho para evitar o aparecimento de fungos. Aqueles de raças com pêlos longos, devem ser escovados diariamente.

5. Se soltar o coelho dentro de casa ou no jardim, preste atenção para que ele não roa o que estiver em seu caminho como plantas e depois passarem mal.


6. Não segure o coelho pelas orelhas para não machucá-lo.

7. Só deixe o macho junto com a fêmea se quiser que eles procriem.



Alimentação: ração peletizada, específica para Coelhos. Oferecer diariamente folhas de alguns dos seguintes vegetais: beterraba, rabanete, chicória, almeirão e couve-flor. Não dê alface, pois pode causar diarréia.
Instalações: gaiola de 80 cm (comp.) x 50 cm (larg.) x 35 cm (alt.) para abrigar até dois exemplares de Coelhos pequenos ou médios ou apenas um gigante. Prefira as gaiolas de metal, pois são mais fáceis de limpar e menos sujeitas à proliferação de ácaros. Opte por modelos que possuam grade como piso e bandeja abaixo. Assim, evita-se o contato do Coelho com seus próprios dejetos. Forre a bandeja com jornal.
Local: arejado, mas sem correntes de ar, umidade ou incidência direta do sol.
Acessórios: comedouros e bebedouro de cerâmica.
Higiene: diariamente - lavar o bebedouro em água corrente e trocar o jornal da bandeja. Semalmente: lavar os comedouros em água corrente (seque-os bem). Quinzenalmente - desinfetar as hastes da gaiola, assim como o seu piso e badeja. Pode-se usar produtos específicos para essa finalidade, que são achados em pet shops, ou água sanitária.
Cuidados Especiais:
1) Coelho não toma banho e nem deve ser molhado, pois provavelmente algum fungo se desenvolverá.
2) Só deixe macho junto com fêmea quando quiser que reproduzam. Do contrário, ele tentará acasalar o tempo todo, e o casal pode brigar ou se reproduzir em demasia.
3) Caso, em alguns momentos do dia, o Coelho seja solto dentro de casa ou no jardim, fique atento para que não roa objetos ou plantas.
4) Não carregue o Coelho pelas orelhas, pois pode causar distensões ou mesmo fraturas.
Reprodução: o recomendado é que o macho só comece a reproduzir a partir dos cinco meses de idade e a fêmea a partir dos quatro. Os Coelhos reproduzem o ano todo, mas a fase mais fértil ocorre na primavera. Reúna macho e fêmea em uma mesma gaiola. Eles devem acasalar quase instantaneamente. Mas, por garantia, deixe-os juntos por dois dias e, depois, separe-os. Ela dará a cria em cerca de 30 dias. Alguns dias antes de os filhotes nascerem, coloque na gaiola um ninho de madeira de 30 cm (compr.) x 40 cm (larg.) x 30 cm (alt.), com abertura de entrada de 15 cm de diâmetro. Forre-o com maravalha, ou palha, ou feno macio. Não use serragem em pó nem em fita, pois pode causar conjuntivite e problemas respiratórios. Nascem, em média, sete filhotes. Após o nascimento, verifique o ninho diariamente para checar se todos os filhotes estão vivos e juntinhos um ao outro, para que se esquentem. Caso não estejam, o melhor é reuni-los. Quando estiverem com 30 dias de idade, retire o ninho. Aos 40 dias de vida, já estarão desmamados e podem ser separados da mãe. Ela também já estará pronta para uma nova gestação.



Curiosidades:
Um coelho vive, em média, 7 anos. Mas, se for muito bem cuidado, com carinho e alimentação correta, pode viver mais de 10 anos.

OUTRAS CURIOSIDADES SOBRE O COELHO:

Apesar de roer tudo que vêem pela frente, eles mamam em suas mamães quando são bebês.
Se correm perigo, os coelhos conseguem pular até 6m!
Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem de tudo, principalmente madeira.
Se bem tratado, um coelho pode viver até 10 anos.
O tempo de gestação dos coelhos é superpequeno, apenas 1 mês, e logo depois a mamãe coelho já pode ter mais filhotes.
O coelho surgiu na Europa, mas depois de ser domesticado se espalhou pelo mundo.

Um comentário:

  1. Posso transportar o coelho em transporte rodoviário (onibus)? Se posso, quais exigências e documentos necessários?

    ResponderExcluir